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10 de agosto de 2016

Farinha de Berinjela

Categorias: Farinhas Funcionais

 

Berinjela é um legume que contém vitamina B5 e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro. A Farinha de Berinjela Desidratada  é um alimento saboroso produzido para levar saúde à sua família. A farinha é obtida pela desidratação do fruto integral, inclusive da casca, a baixa temperatura, o que garante a manutenção e a concentração de seus mais importantes nutrientes funcionais tais como: flavonóides, aminoácidos, sais minerais e fibras.

A Berinjela é um vegetal rico em fibras solúveis, vitaminas e sais minerais. Muito apreciada na culinária, acredita-se que os padres carmelitas foram os primeiros a experimentá-la em seus conventos e, encantados com seu sabor e propriedades, passaram a divulgar a sua utilização, tornando-a mundialmente famosa. A Berinjela é utilizada como auxiliar na redução das taxas de colesterol sanguíneo.

 

Emagreça naturalmente

A farinha de berinjela está ganhando cada vez mais adeptos, e até mesmo a ciência já está convencida de que ela de fato contribui para o emagrecimento saudável.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) comprovou que a farinha de berinjela pode potencializar os efeitos de uma dieta saudável e da pratica regular de exercícios físicos, melhorando bastante os resultados de quem deseja perder peso.

Esta pesquisa demonstrou que a farinha de berinjela ajuda a diminuir a quantidade de gordura na região da barriga, reduz a concentração de triglicerídeos no sangue, colesterol total, LDL (colesterol ruim) e VLDL (parente próximo do LDL).

Mas o que surpreende realmente é grande quantidade de fibras presente na farinha de berinjela. Para você ter uma ideia da quantidade de fibras presente nesse suplemento natural, numa dieta de 2.000 calorias é recomendado a ingestão diária de no máximo 55 gramas de fibra. Uma colher de sopa de farinha de berinjela (15 g) possui aproximadamente 6,8 gramas de fibras.

 

 

Benefícios da Farinha de Berinjela

 

 

1 – Ajuda a aumentar a saciedade

A grande quantidade de fibras presente na farinha de berinjela ajuda a formar um gel no estômago. Esse gel faz com que a digestão fique mais lenta, provocando maior consumo de energia durante o processo digestivo e promovendo a sensação de saciedade.

Isso faz com que a pessoa se sinta satisfeita com uma quantidade menor de comida. Essa diminuição na quantidade de calorias ingeridas resultará em perda de peso.

 

2 – Ajuda a controlar a vontade de comer doces

Quando uma pessoa consome alimentos de alto índice glicêmico, ou seja, alimentos que induzem uma liberação maior de glicose no sangue, o pâncreas precisa trabalhar muito para secretar insulina para levar toda a glicose para as células. Isso provoca o chamado pico glicêmico.

 

O pico glicêmico faz com que a taxa de glicose no sangue caia muito rápido, assim o seu organismo precisará de mais alimento para repor aquilo que está faltando. O resultado é uma fome insuportável e uma grande vontade de comer doces, que são os alimentos mais ricos em glicose. Não é preciso dizer que isso é péssimo para quem deseja perder peso.

 

Como a farinha de berinjela tem a capacidade de controlar a quantidade de glicose que é levada para dentro das células, a digestão acontece de maneira mais lenta, assim o pâncreas não precisa secretar grandes quantidades de insulina para levar a glicose até as células.

 

Resumindo: a farinha de berinjela ajuda a evitar o pico glicêmico e ajuda você a controlar a vontade de comer doces.

 

3 – Ajuda a reduzir a gordura corporal

O gel que se forma no estômago ajuda também a controlar a liberação de glicose na corrente sanguínea.

A insulina é a responsável por colocar a glicose dentro das células corpo, porém, quando ela circula em grande quantidade, contribui para o acúmulo de gordura no tecido adiposo, resultando em aumento de peso.

Quando você ingere a farinha de berinjela junto com outros alimentos, ela ajuda a controlar a quantidade de insulina que é liberada no momento de levar a glicose dos alimentos para dentro das células. Isso resultará em menor acúmulo de gordura no tecido adiposo e em menor aumento de peso.

 

Atenção: Apesar da farinha de berinjela ser um suplemento natural, ela pode provocar constipação intestinal, já que possui uma grande quantidade de fibras. (O ideal é, antes de começar a consumir a farinha de berinjela para emagrecer, procurar um nutricionista para fazer uma avaliação e determinar a quantidade que você pode consumir)

Lembre-se: de nada adiantará consumir receitas com berinjela e continuar alimentando-se de frituras, carboidratos simples, doces e refrigerantes. O consumo regular da berinjela ajudará a potencializar os benefícios de uma alimentação regrada e prática de exercícios.

 

 

 

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