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27 de julho de 2016

Espinafre em pó – Ótima opção para incrementar a alimentação das crianças, principalmente daquelas que não aceitam bem os alimentos vegetais.

Categorias: Farinhas Funcionais

 

O espinafre em pó ou a farinha de espinafre é obtido a partir de sua desidratação, através do processo de liofilização, e sequente processo de moagem. A técnica de liofilização garante a desidratação do alimento sem destruir-lhe as propriedades nutritivas, pois mantém as paredes celulares do alimento intactas com consequente concentração de todos os seus nutrientes.

O espinafre é uma verdura de alto valor nutritivo. Possui minerais como o ferro, cálcio e fósforo e vitaminas A e do complexo B. O ferro é muito importante para a formação do sangue e para o combate à anemia. O cálcio e o fósforo participam da formação dos ossos e dentes, da construção muscular e da coagulação do sangue. A vitamina A é indispensável à visão, conserva a saúde da pele, auxilia no crescimento e evita infecções. As vitaminas do complexo B protegem a pele, o aparelho digestivo e o sistema nervoso, sendo essenciais ao crescimento e à prevenção da queda dos cabelos. O espinafre em pó é recomendado para combater a anemia, a esclerose, a desnutrição, a hipertensão arterial, a hemofilia, os cálculos renais, e a artrite,

É importante saber que o espinafre desidratado concentra mais os nutrientes que o espinafre in natura.

 

Extrato de espinafre acalma sensação de fome, afirma estudo.

 

Um extrato 100% natural de espinafre apresentou efeitos promissores para reduzir a sensação de fome, ajudando a prevenir o excesso de peso, informou a Universidade de Lund, na Suécia.

A pesquisadora procurava uma maneira de reduzir a velocidade do processo de digestão para atenuar a sensação de fome quando perguntou a seu marido – um especialista em fotossíntese – se havia uma molécula natural que pudesse provocar a sensação de saciedade”, revelou a universidade.

O especialista se voltou então para os tilacoides, membranas das folhas verdes, “que teriam a capacidade de reduzir a velocidade da digestão dos lipídios” e manter a difusão dos hormônios que provocam a sensação de saciedade.

A pesquisadora escolheu então o espinafre como fonte destes tilacoides.

“Comer espinafres não é suficiente (para reduzir a sensação de fome). É preciso moê-lo, filtrá-lo e centrifuga-lo para liberar os tilacoides das células da planta, porque nosso corpo não pode separá-los dos espinafres frescos de maneira direta”, destacou a Universidade de Lund.

Quinze pessoas que tomaram um extrato de espinafre em pó diluído em água a cada manhã resistiram melhor à tentação de comer pela manhã e até à tarde.

Estas pessoas “tiveram mais facilidade de comer apenas três vezes por dia em comparação ao grupo de controle, que tomou uma solução sem a substância ativa”, destacou a universidade.

Os exames de sangue também revelaram mais hormônios que dão sensação de saciedade no sangue do grupo que tomou o extrato de espinafre.

 

 

Benefícios do espinafre : 

 

Benefícios do espinafre Para Sua Dieta: Uma xícara de Espinafre tem quase 20% da RDA de fibra dietética, que auxilia na digestão, previne a constipação e ajuda a mantém níveis baixo de açúcar no sangue.

 

Benefícios do Espinafre com os Antioxidantes: A Vitamina C, Vitamina E, beta-caroteno, Manganês, Zinco e Selênio presentes no espinafre servem como antioxidantes potentes que combatem o aparecimento da osteoporose, aterosclerose e hipertensão.

 

Benefícios do Espinafre Contra o Câncer: Os flavonóides são fito-nutrientes presentes no espinafre. Tem propriedades anti câncer. Pois, estudos realizados mostraram que ele ajuda a diminuir  a divisão celular em células de câncer do estômago e da pele. Além disso, o espinafre tem uma eficiência maior na proteção contra o câncer de próstata.

 

Benefícios do Espinafre para Pressão arterial: Por inibição da enzima conversora de angiotensina I e peptídeos dentro do espinafre, o espinafre mostrou uma eficiência na redução da pressão arterial.

 

Benefícios do Espinafre para Visão: Os antioxidantes luteína e zeaxantina são especialmente abundantes no espinafre.  Eles ajudam na proteção dos olhos contra a catarata que é relacionada com a idade e degeneração macular.

 

Benefícios do Espinafre para Imunidade: Um copo de espinafre contém mais de 337% da sua necessidade diária de Vitamina A. A vitamina A não só protege e fortalece “pontos de entrada” do corpo humano, como as membranas mucosas, respiratório, urinário e intestinal, mas também é um componente chave de linfócitos (ou As Células brancas do sangue) que combatem as infecções.

 

Benefícios do Espinafre Para Pele e para os Ossos: Devido a grande quantidade de Vitamina A no espinafre, ela também é benéfica para uma pele saudável,  permitindo a retenção de umidade adequada na epiderme, combatendo, assim, a psoríase, acne e até mesmo rugas. Uma xícara de espinafre cozido fornece mais de 1000 % da RDA da sua necessidade diária de Vitamina K. Ela ajuda na prevenção da ativação excessiva de osteoclastos (células que quebram ossos), assim  promove  a síntese de osteocalcina, a proteína que é essencial para manter a força e a densidade dos ossos.

 

 

Sugestão de uso: O espinafre em pó pode ser adicionado em sucos de frutas, em sopas, no arroz para torná-lo mais nutritivo e colorido e em receitas de panificação. Também pode ser utilizado na confecção de massas caseiras para aumentar o valor nutricional e dar uma maior coloração.

Dica: é ótima opção para incrementar a alimentação das crianças, principalmente daquelas que não aceitam bem os alimentos vegetais.

 

 

 

ATENÇÃO:

As informações fornecidas neste site/blog não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro prestador de cuidados de saúde qualificado. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.
Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para qualquer dúvida a respeito de sua saúde ou sobre algo que tenha lido ou escutado.

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