BLOG

Home | Farinhas Funcionais | Farinha de amaranto – Indicado para…
20 de julho de 2016

Farinha de amaranto – Indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose

Categorias: Farinhas Funcionais

 

A farinha de amaranto é rica em proteínas de alto valor biológico, vitaminas, aminoácidos e minerais como cálcio, fósforo, potássio, todos esses essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Seus muitos benefícios se estendem aos mais diferentes perfis e necessidades específicas.

A farinha de amaranto tem alto valor proteico – de 14 a 20% a mais, quando comparado a outros cereais – atuam na manutenção e no aumento da massa magra em atletas e esportistas amadores, além de contribuir para a diminuição do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer na população de idosos e adultos em geral.

Rico em cálcio, a farinha de amaranto pode ser utilizado como substituto do leite animal, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose. O alimento também funciona como uma ótima opção de variação nutritiva no cardápio dos celíacos, além de atuar no controle da glicemia em diabéticos, graças à alta concentração de fibras alimentares – maior do que as encontradas na aveia, milho e trigo.

É sugerido o uso com shakes, iogurtes, frutas amassadas, sopas, bolos e empanados.

 

Ação antioxidante

Uma característica singular do amaranto é a grande concentração de esqualeno em sua composição, substância somente encontrada em quantidades significativas nos óleos de fígado de animais marinhos. Suas propriedades naturais incluem a ação antioxidante no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular – sistema imunológico.

 

BENEFÍCIOS DA FARINHA DE AMARANTO:

 

– Pode ser usado por celíacos, pois não contém glúten
– Auxilia na redução da pressão arterial
– Fonte de fibras; auxilia no controle da glicemia
– Ajuda a reduzir o colesterol
– Antioxidante; atua retardando o processo de envelhecimento
– Por conter 15% de proteínas e aminoácidos essenciais, é um alimento auxiliar na manutenção de massa muscular
– Auxilia no funcionamento do intestino por conter fibras solúveis
– Por ser fonte de cálcio biodisponível (o mais absorvido pelo organismo), é uma boa opção para ser utilizado por pessoas que possuem deficiência desse micronutriente.

A farinha de amaranto emagrece?

 

Para alguns, a farinha de Amaranto ainda é desconhecida, porém seus componentes vem sendo estudados há muito tempo, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. E graças à isso, Esta farinha funcional já é considerada um dos superalimentos. Com grande potencial nutritivo a farinha de amaranto é rica em proteínas, vitaminas A e C, potássio, magnésio, cálcio, zinco, fósforo, fibras, aminoácidos, e ainda contribui para a redução do colesterol.

 

O amaranto já está sendo considerado a nova linhaça, pois é capaz de turbinar a sua dieta e provocar o emagrecimento rápido e saudável. É um produto barato e melhora o funcionamento do seu intestino, reduz a pressão alta, o colesterol, e melhora a imunidade do organismo.

 

Para completar, a farinha de amaranto ainda provoca uma sensação de saciedade, diminuindo a fome entre as refeições.

 

Para quem está de dieta, o melhor jeito de consumir a farinha de amaranto é ingeri-lo 1 hora antes das principais refeições, (1 colher antes do almoço e 1 antes da janta). Ela pode ser misturada com um suco, misturado com iogurte ou ainda polvilhado sobre uma fruta. Se ela for usada como suplemento alimentar, deve ser consumida durante as refeições ou logo após esta.

 

 

 

Mais sobre como consumir a farinha de amaranto de outras formas:

 

  • Para reduzir o colesterol, a receita é misturar uma colher de linhaça tradicional com uma colher de farinha de amaranto e comer no café da manhã, misturada a sucos, batidas ou polvilhada sobre frutas;
  • Para quem quer emagrecer, polvilhe a farinha de amaranto por cima de uma salada verde bem variada, com folhas e legumes crus e coma alguns minutos antes do almoço, é saudável e diminui o apetite.
  • Para melhorar o funcionamento do intestino, bata um suco de abacaxi com hortelã e misture uma colher de sopa de amaranto em pó.

 

Sugestão de uso: a Farinha de amaranto pode ser adicionada em sucos e vitaminas. Pode ser substituída em uma parte ou a totalidade da farinha de trigo nas panquecas ou bolos.

 

 

 

ATENÇÃO:

As informações fornecidas neste site/blog não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro prestador de cuidados de saúde qualificado. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.
Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para qualquer dúvida a respeito de sua saúde ou sobre algo que tenha lido ou escutado.

POSTS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email:

*