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27 de julho de 2016

Farinha de banana verde – Auxilia no emagrecimento, conheça seus vários outros benefícios!

Categorias: Farinhas Funcionais

 

A Farinha de Banana Verde é produzida a partir da polpa e casca da banana verde (antes de amadurecer). A banana ainda verde ganhou destaque na nutrição por possuir amido resistente, que não é diferido e absorvido, sofrendo fermentação no intestino grosso, resultando em substâncias que atuam como fonte de energia para produção de bactérias benéficas, bem como ajudar a manter a integridade da mucosa do nosso intestino. Portanto, o consumo de farinha de banana verde pode auxiliar na regulação do trânsito intestinal, além de prevenir algumas doenças do intestino. A farinha de banana verde apresenta índice glicêmico baixo, favorecendo o controle dos níveis de glicose no sangue.

Por essa razão, a farinha de banana verde é interessante para quem é diabético. A farinha de banana verde também é rica em vitaminas A, B1, B2, Flavonóides e muitos minerais como: potássio, fósforo, enxofre, cloro, iodo e zinco.

Além disso, estudos indicam que o amido resistente tem ação na redução do colesterol, diminuindo a sua produção pelo fígado e induzindo sua eliminação pelas fezes, resultando numa possível prevenção ao aparecimento de doenças do coração.

 

 

 

Benefícios da farinha de banana verde

 

  1. Controle das taxas de colesterol

 

O consumo habitual de farinha de banana verde (não adianta consumir a farinha uma vez a cada 15 dias e esperar obter bons resultados) pode auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol ruim em circulação (LDL). As fibras da farinha dificultam a absorção dos lipídios, além de também estimular a produção de HDL – o bom colesterol que evita que o LDL se deposite nas artérias e cause problemas ao coração.

 

  1. Melhora o humor e diminui a compulsão

Assim como a banana madura, a farinha de banana verde é fonte de triptofano e vitamina B6, dois elementos essenciais para a síntese de serotonina. Também conhecida como “hormônio da felicidade”, a serotonina é na verdade um neurotransmissor, que promove a comunicação entre as células cerebrais (neurônios).

Quanto melhor essa comunicação, menores as chances de você se sentir triste ou deprimido, o que significa que a farinha de banana verde melhora o humor, diminui a compulsão alimentar, alivia os sintomas do estresse e pode até mesmo ajudar na indução do sono (outro efeito do triptofano).

 

  1. Regula os níveis de açúcar no sangue

A farinha de banana verde libera glicose de forma muito lenta no organismo, de maneira que não haverá uma grande quantidade de insulina em circulação logo após você consumir o alimento. Isso não somente evita os temidos picos de glicose como pode reduzir a resistência à insulina – que é o principal fator de surgimento de diabetes do tipo II.

 

  1. Favorece a perda de peso

A farinha de banana verde ajuda a emagrecer por três motivos, que serão listados ainda como os próximos benefícios da farinha de banana verde:

 

  1. Aumenta a Saciedade

Sempre elas, as fibras: ao absorverem líquidos no estômago, as fibras aumentam a sensação de saciedade e avisam para o cérebro que está na hora de parar de comer.

 

  1. Melhora o funcionamento do intestino

Você provavelmente já ouviu falar que existem alimentos que ajudam a causar inflamações no organismo, e que essas informações podem dificultar a perda de peso, é exatamente isso mesmo, a má alimentação pode levar ao acúmulo de uma série de toxinas nocivas ao corpo.

Uma das melhores maneiras de combater essas inflamações é melhorar o funcionamento do intestino, favorecendo a eliminação de toxinas e resíduos da digestão. As fibras da banana verde cumprem bem esse papel, atuando como uma “vassoura” do sistema digestivo. Para que esse efeito seja completo, no entanto, é fundamental que a farinha seja consumida com bastante água.

 

  1. Evita picos de insulina

Além de promover o estoque de gordura, a insulina em excesso também pode enviar ao cérebro um falso sinal de fome, fazendo com que você queira comer mesmo após ter acabado de se alimentar.

 

 

 

Recomendações de uso: Consumir uma colher de sopa (10g) de Farinha de Banana Verde antes das refeições. Pode ser consumida com água, iogurte, suco de fruta, fruta, ou ainda, na preparação de massas para bolos e pães.

Dica: Para garantir todos os benefícios da farinha de banana verde é importante aumentar o consumo de água ao longo do dia.

 

 

ATENÇÃO:

As informações fornecidas neste site/blog não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro prestador de cuidados de saúde qualificado. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.
Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para qualquer dúvida a respeito de sua saúde ou sobre algo que tenha lido ou escutado.

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