BLOG

Home | Suplementos Fit | L-Leucina – Quer ganhar massa muscular?
18 de julho de 2016

L-Leucina – Quer ganhar massa muscular?

Categorias: Suplementos Fit

 

A leucina é o aminoácido mais abundante entre os aminoácidos de cadeia ramificada (os outros dois são a isoleucina e a valina). Esse tipo de aminoácido faz parte da composição dos músculos e é o único tipo de aminoácido que pode ser usado como energia pelos músculos, fazendo com que os níveis de aminoácidos de cadeia ramificada diminuam tanto no sangue quanto nos músculos após os exercícios.

Dentre os três aminoácidos de cadeia ramificada – leucina, isoleucina e valina – a leucina é a mais eficaz na manutenção de massa muscular porque é convertida em glicose mais rapidamente que os outros dois. Portanto, não é de se surpreender que o suplemento de leucina seja um dos mais populares entre fisiculturistas. A leucina também ajuda a promover a saúde dos ossos, pele e músculos após traumas, e é recomendada a pessoas durante a recuperação de cirurgias.

 

A l-leucina ou somente leucina é uma das proteínas mais importantes para aqueles que desejam ganhar massa muscular. Na verdade, a leucina é um dos 20 aminoácidos utilizados pelo nosso organismo para produzir novas proteínas.

 

A leucina é um BCAA (aminoácido de cadeia ramificada) mais abundante e é a única que consegue ser metabolizada pelo nosso corpo para a produção de energia no momento em que os músculos estão fadigando. Ela consegue ser transformada em glicose com mais rapidez que a valina e a isoleucina, por exemplo. Isso faz dela um agente anabólico, ou seja, ajuda na manutenção da musculatura. Então, é possível entender porque a L-Leucina é um dos aminoácidos mais consumidos pelos fisiculturistas.

 

Vários estudos vêm confirmando o efeito anabólico da L-leucina. Ela apresenta um efeito regulador, seja estimulando a construção de novas proteínas ou inibindo a destruição delas. Pesquisas também mostram a capacidade que esse aminoácido tem de construir tecido muscular sem a presença de gordura nele.

 

 

Perda de peso com l-leucina

Em um estudo com animais publicado em 2009 na Medicine and Science in Sports and Exercise, ratos que haviam recebido uma dieta rica em gorduras por 15 semanas foram divididos em dois grupos de exercícios: um que recebia suplementos de leucina e o outro apenas fazia os exercícios. O grupo que recebia o suplemento de leucina teve mais resultados na perda de peso do que o grupo que apenas fez exercícios.

 

 

Níveis do Colesterol HDL

Durante o estudo sobre perda de peso nos ratos, os animais que receberam leucina também tiveram um aumento nos níveis de colesterol HDL, o colesterol bom. Em uma pesquisa anterior, publicada em 2007, que investigou os efeitos da leucina nos níveis de colesterol de ratos, os pesquisadores notaram que a leucina não tinha efeitos significantes em ratos que consumiam uma dieta normal, apenas no grupo que recebia uma dieta rica em gorduras. O consumo de leucina causou uma diminuição de 32% de ganho de peso e 25% de gordura corporal, além de melhora na sensibilidade à insulina e prevenção de hiperglicemia (níveis altos de açúcar no sangue).

 

Uma pesquisa divulgada no site do Instituto Nacional Francês de Pesquisa Agronômica conseguiu mostra os vários benefícios da suplementação com L-Leucina em indivíduos com idade mais avançada. Acontece que, quando o ser humano completa os 40 anos há uma perda do equilíbrio entre a síntese a degradação de proteínas. O corpo começa a perder massa muscular e a esse processo recebe um nome de sarcopenia. Ele é o responsável por perda de mobilidade de muitos idosos com o passar dos anos. Estima-se que essa perda seja de 0,5% a 2% por ano.

 

 

Suplementação com L-leucina em idosos.

 

Um estudo realizado com homens e mulheres idosas na faixa dos 70 anos de idade e que também realizavam exercícios de força, conseguiram se beneficiar da suplementação com L-Leucina.

Uma dose de 3 g por dia fez com que ocorresse o aumento de força nesses indivíduos. Outro estudo corroborou os resultados quando provou o também aumento de força em idosos com o uso de L-Leucina durante 4 semanas.

 

POSTS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email:

*