BLOG

Home | Suplementos Fit | O que é Palatinose?
20 de janeiro de 2020

O que é Palatinose?

Categorias: Suplementos Fit

Introdução e Características

A palatinose é um carboidrato branco e cristalino, derivado de umafonte natural, o açúcar branco normal (a sacarose). E pode ser encontrada, por exemplo, no mel e no extrato de cana-de-açúcar. A Palatinose é o único carboidrato funcional que é totalmente digerível e lentamente liberado. Em outras palavras, a palatinose fornece glicose de uma forma mais equilibrada e constante, portanto, energia prolongada. Além disso, baixo índice glicêmico, baixo índice insulinêmico e é saudável para os dentes.

O nome químico deste isômero da sacarose é isomaltulose. A fabricação em larga escala de Palatinose se deu a partir do açúcar da beterraba, sendo possível após a descoberta de uma enzima naturalmente ativa com a capacidade única para modificar a estrutura molecular da sacarose (açúcar). O microorganismo que produz essa enzima faz isso para que não tenha que dividir a fonte de carboidratos com microorganismos de outra espécie, já que essa mudança da estrutura da sacarose resulta em um novo carboidrato com uma maior estabilidade e estrutura tridimensional que é “menos atraente” para os outros microorganismos. 

A digestão lentificada resulta em baixo índice glicêmico compatível com o morangos,por exemplo, e garante um suporte de energia balanceado, sem altos e baixos ou flutuações de açúcar no sangue, contribuindo para evitar a fome e a necessidade de doces.

 

  •     Fornece energia constante e por mais tempo.

A Palatinose Proporciona uma liberação de energia sustentável. Ela é digerida e absorvida de quatro a cinco vezes mais lentamente que a sacarose comum, devido à forte ligação sua glicose e frutose. Desta forma, fornece glicose como combustível para o corpo e cérebro no momento em que a digestão e absorção de outros carboidratos já tenha se encerrado. Para os músculos e o cérebro, isto significa um fluxo constante de energia durante um longo período de tempo em comparação com rápida absorção de outros carboidratos. Ainda mais, variações de liberação de energia específica podem ser atingidos através da combinação de palatinose com outros carboidratos.

 

  •     Promove a oxidação de gordura.

 

A palatinose promove a queima de gordura, aumentando a utilização da gordura corporal como fonte de energia. Os mecanismos para que isso aconteça são bem conhecidos; primeiro o influxo constante de glicose para o músculo permite que o praticante de exercícios mantenha-se sempre no melhor limiar de esforço, tanto em treinos aeróbicos como anaeróbicos (musculação, por exemplo), o que irá acelerar adicionalmente o metabolismo. Quando uma bebida esportiva é consumida com este carboidrato funcional, ela melhora o metabolismo energético. A palatinose promove uma liberação de energia estável para a prática dos exercícios, exatamente no nível onde favorece um aumento na taxa de metabolização de gordura poupando o glicogênio no músculo e no fígado, e melhorando a resistência física. E o segundo mecanismo é através de uma substância liberada no fim do intestino delgado da classe das incretinas, esta substância melhora a resposta dos músculos à insulina e reduz o apetite. 

Um dado interessante é que algumas pesquisas apontam para um possível efeito indireto e benéfico na expressão de genes (DNA) relacionados à obesidade e ao diabetes, com o uso regular da palatinose. Tal fato é colaborado com algumas pesquisas feitas em humanos que demonstraram melhora nos níveis de açúcar no sangue e insulina, após uso diário por 4 semanas.

 

Usos mais eficientes

As doses recomendadas variam de 10 a 50g por dia. Porém uma boa média é entre 15 e 20 gramas (cerca de 1 colher de sopa), de preferência em água ou suco de frutas cítricas. Recomendo pegar a dose sugerida e usá-la antes e após os treinos; você perceberá que seus treinos renderam muito mais, independente da modalidade do seu treino ou esporte. É importante te lembrar que os benefícios aparecem de forma perceptível partir de 4 semanas de uso diário, segundo os artigos, ok?!

Opinião do NUTRI:

A PALATINOSE é disparado o melhor carboidrato disponível atualmente no mercado de suplementação, com o melhor nível de evidências científicas, tanto para os esportes quanto para a saúde (diabetes e obesidade). Agora vou compartilhar com você algumas dicas exclusivas para extrair o máximo deste fantástico suplemento:

1-     Aumentar incretinas e auxiliar ou melhorar obesidade e o diabetes: usar cerca de 15g de PALATINOSE com 15g de whey hidrolisado (ou isolado de boa qualidade) antes das principais refeições, especialmente à noite.

2-    Pré-treino “turbo”: 15 a 25g de PALATINOSE com 5 a 10g de Creatina e 5g de Glutamina (ou arginina), tomar 40min antes dos treinos de barriga vazia com cerca de 500ml de água.

3-     Prevenção e tratamento de dores musculares de treinos intensos: 15 a 20g de PALATINOSE com 5 a 10g de BCAA’s e 5g de Glutamina. Intra-treino ou logo após o treino. É melhor usar no suco de acerola.

 

 

Autor Nutricionista Leonardo Proença

 

Para saber mais e onde comprar o Suplemento Palatinose, visite nossa loja virtual:
https://www.lojanutranatus.com.br

 

 


AVISO LEGAL: As informações contidas neste site não devem ser usadas, para automedicação e não substituem em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional da área médica. Exoneração de responsabilidade: O benefício esperado por este produto pode variar de pessoa para pessoa, uma vez que cada um possui um estilo de vida, alimentação e estado clinico diferente.

POSTS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email:

*